Durante muitos anos, Paris era o destino preferido de Célio no mês de janeiro, para onde ele ia estudar, aperfeiçoar-se e trabalhar. Era onde ficava a par das principais novidades do mundo acadêmico, da literatura e da vida intelectual em geral.
O Portal encontrou, entre os guardados do psicanalista, dezenas de cartões desses locais frequentados por ele – entre bares, bistrôs, cafés, restaurantes, casas de chá etc. – e espalhados por Paris. Isso nos permite, agora, convidar os leitores para fazerem esse tour virtual por alguns desses endereços frequentados por ele.
Vale a pena anotar e, quem sabe, um dia fazer um tour presencial por lá. E não deixe de ir a uma das famosas “brasseries” da França, onde é possível degustar, num ambiente descontraído, as boas cervejas da Europa.
Veja, no mapa, uma das que o Célio frequentava – a Le Bouledogue. Confira também o endereço onde ele quase sempre ficava hospedado, em um studio da amiga psicanalista Marie Claire Boons-Grafé, localizado na 11, Quai de Bourbon, Paris.
– parabéns pela publicação – renova as saudades do Célio, sábio, criativo, corajoso, produtivo e rebelde – é de grande inspiração, conhecer seus caminhos…