O portal Célio Garcia é uma apresentação da trajetória, da vida intelectual e do acervo de livros, publicações e textos não publicados do psicanalista.

Em agosto de 2011, Célio foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFMG

Célio recebe a homenagem quase meio século depois de se tornar doutor pela UFMG e professor da instituição

A Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais confere o título de Professor Emérito ao Professor Célio Garcia pelos relevantes serviços prestados a esta Instituição, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas”.

Belo Horizonte, 22 de agosto de 2011.

O texto acima consta do certificado recebido por Célio na cerimônia realizada na UFMG naquela data, em evento que reuniu amigos, familiares, admiradores, professores, ex-alunos e dezenas de outros representantes da comunidade acadêmica da instituição. Na foto acima, Célio ouve o discurso do então reitor da UFMG, professor Clélio Campolina, durante a cerimônia na Universidade.

Quarenta e seis anos separam a data acima do ano de 1965, quando Célio obteve o grau de doutor em Psicologia pela mesma faculdade. Foi, portanto, quase meio século de atividades na UFMG, na qual ingressou como professor ainda nos anos 1960 e onde, mais tarde, implantou a cadeira de Psicologia Social no Departamento de Psicologia.

O título de Professor Emérito é conferido por uma entidade de ensino a seus professores já aposentados que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.

Confira algumas fotos do evento:

Vídeos em homenagem a Célio

Os dois vídeos abaixo foram produzidos em homenagem ao Célio em diferentes ocasiões. O primeiro, mais caseiro, foi produzido pela então doutoranda Marcela de Abreu (UERJ), que defendeu tese sobre o Setor de Psicologia Social da Fafich/UFMG. Ele foi exibido durante a cerimônia de Professor Emérito de Célio e utiliza fotos e imagens reunidas pelos amigos e ex-alunos, com colaboração especial de Marilia Mata Machado e Júlio Mourão.

O segundo vídeo é uma homenagem a Célio apresentado durante a XVII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção MG (EBP-MG), realizada em outubro de 2012. Ele foi produzido pela entidade sob a coordenação de Fernanda Otoni de Barros-Brisset, com concepção e produção de Dário de Moura e Débora Matoso.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.