Barreto lança livro com coletânea de crônicas e cita Célio, “que conviveu com seus ímpares”

O psicanalista e psiquiatra Francisco Paes Barreto acaba de lançar seu novo livro, intitulado “Contos e Crônicas Colhidos ou Recolhidos”. 

A obra, da editora MouraSA, reúne muitas das experiências vividas por ele em diversas etapas da vida pessoal e profissional. 

A terceira parte, em particular, interessa diretamente ao Portal Célio Garcia, pois é dedicada aos temas de psicanálise, psiquiatria e saúde mental. 

A quarta parte do livro complementa a anterior ao fazer uma ampla reflexão sobre política, com ênfase ao que se define como “polarização entre esquerda e direita”.

As demais partes são dedicadas a escritos sobre família e amigos, assim como histórias da Serra da Gandarela.

Barreto é psicanalista AME (Analista Membro da Escola) da Associação Mundial de Psicanálise e foi, por 20 anos, preceptor da residência de psiquiatria da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).

Ao final da Crônica “Confissões”, na qual reflete sobre sua relação com seu ex-psicanalista Célio Garcia – cujo divã ele frequentou, como revela, durante cinco anos e meio –, o autor afirma:

Célio deixou-nos o quê? O legado de um psicanalista, psicólogo social e intelectual de grande estatura, que conviveu com um considerável número de seus ímpares. O maior intelectual da área psi de Minas Gerais e, talvez, nosso único grande nome nessa área.

Confira a entrevista feita pelo Portal com o autor no ano passado: 

Adquira seu exemplar diretamente na editora:

https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38593-contos-e-cronicas-brcolhidos-ou-recolhidos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *