Biblioteca da Fafich começa a receber acervo da Coleção Célio Garcia; mais de 5 mil periódicos já foram entregues e estão sendo catalogados

Há alguns dias, um caminhão de transporte de cargas chegou, no final da manhã, ao estacionamento do prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.
Por cerca de uma hora, os carregadores transportaram cerca de 70 caixas para interior da biblioteca. Eles estavam levando uma carga de grande valor histórico, acadêmico e sentimental.
Era o dia 6 de maio de 2024, quando a Biblioteca Professor Luiz Antônio Paixão recebeu, oficialmente, os mais de 5 mil exemplares das coleções de periódicos de Célio Garcia.
São revistas, boletins, cadernos, almanaques, estudos, ensaios e diversos outros tipos de publicações editados no Brasil e em vários países, com destaque para franceses.
Por mais de 60 anos eles foram adquiridos pelo Célio e incorporados aos seu acervo para leitura e pesquisa na sua casa-consultório no bairro Sion.
Ele ingressou na UFMG como professor nos anos 1960, onde lecionou até se aposentar. Em 2011, foi agraciado com o título de Professor Emérito.
Depois de catalogados, os periódicos serão disponibilizados para consulta. Na sequência, a biblioteca vai receber também a parte ainda mais valiosa do acervo – os mais de cinco mil livros da Coleção.
“Para nós, essa doação é um tesouro”*
Em depoimentos ao Portal, Vilma Carvalho de Souza, bibliotecária-chefe da Fafich, destaca:
“Célio foi um grande erudito e sua biblioteca tinha coisas que, com certeza, muitas bibliotecas brasileiras não têm.
Sabemos que ele era muito cuidadoso com tudo que pesquisava, de forma que, para nós, essa doação está sendo um tesouro – tantos dos livros como dos periódicos, que agora já foram entregues.
Tenho muito orgulho de receber todo o acervo!”

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *