O portal Célio Garcia é uma apresentação da trajetória, da vida intelectual e do acervo de livros, publicações e textos não publicados do psicanalista.

Célio por Célio: leia o texto autobiográfico sobre sua carreira

Conheça detalhes da trajetória do psicanalista: do Ceará para Paris e, depois, de volta ao Brasil, com professor da UFMG

No início da década de 2010, Célio produziu um texto autobiográfico, no qual ele descreve sua trajetória de vida pessoal, acadêmica e profissional, passando por seus tempos de estudante em Fortaleza, depois na França, na Sorbonne, o retorno para o Brasil e a vinda para Belo Horizonte.

Antes de “viajar” com Célio pela sua história, uma homenagem à família dele no Ceará. Na foto em preto e branco: ao fundo, no jardim da casa, os irmãos Césio e Célio, a mãe Virgínia e a tia Coló; à frente, no passeio, os irmãos Celso, César e Célia e o pai César.

Vale destacar um episódio descrito por ele logo no início do texto e que, certamente, poucos conhecem. O fato ocorreu quando Célio era um jovem estudante do segundo ano científico (atual Ensino Médio).

Segundo ele, o acontecimento foi extremamente marcante, pois indicava “a saga e a destinação que estariam por vir” em sua vida. Em outras palavras, ele já começava a pensar e a agir “fora da caixa”…

À época, ele completava dez anos como aluno do Colégio Marista de Fortaleza, sua cidade natal, e certamente conhecia bem a instituição, do ponto de vista de um aluno. Célio escreveu e publicou no jornalzinho da escola um artigo intitulado “A Educação Marista”. Ele relata:

Apesar de eu ser um bom aluno, de cumprir as tarefas que me eram demandadas, o diretor do colégio chamou meus pais e disse que era melhor não matricular o filho no ano seguinte. Foi mesmo um acontecimento marcante que vale a pena registrar, na medida em que ele anunciava a trajetória que iria cumprir. Continuava predominando o anonimato e a carência de poder e de meios para reagir.

O texto autobiográfico vale a pena ser lido por todos que querem conhecer um pouco mais a trajetória de vida de Célio… e narrada por ele mesmo!

texto-autobiografico-Celio-Garcia

Para visualizar o documento maior, clique aqui.
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.