Mais de cinco mil livros compõem o acervo da biblioteca de Célio Garcia. Ele inclui obras das mais diversas áreas, com foco em psicanálise, psicologia, filosofia e suas interfaces com política, psiquiatria, direito, linguística, letras, pedagogia, matemática, cinema e artes em geral, entre outras áreas do conhecimento.
O acervo de livros da biblioteca de Célio será integralmente doado para a UFMG. O conjunto da obra será mantido em um só espaço no prédio da Fafich, o que facilitará o acesso às obras. Em breve, serão publicados aqui mais detalhes do processo de doação, bem como a estimativa da data de inauguração do espaço.
Antes da doação, foi realizado um trabalho de fotografia de todas as capas dos livros, que podem ser acessadas clicando aqui, onde é possível também fazer buscas pelos autores.
A ideia de fazer a doação do acervo para uma universidade pública tem como objetivo democratizar ao máximo o acesso ao material e oferecer uma contribuição à sociedade em função das décadas de atividade de Célio Garcia em instituições igualmente públicas.
Disposição dos livros no link acompanha a das estantes físicas
A disposição dos livros nas estantes virtuais do link acima acompanha exatamente a distribuição dos livros nas estantes físicas. Ela será também mantida no espaço dedicado ao acervo na Biblioteca da UFMG.
Dessa forma, fica preservada toda a disposição original que o professor Célio Garcia estabeleceu para a sua biblioteca. O que serve também como um forma de compreender o entendimento dele sobre sua coleção.