Paralelamente ao trabalho de fotografia do acervo de livros, foram realizadas também uma seleção e uma classificação dos documentos não publicados. Esse material inclui textos impressos de Célio e de terceiros, como artigos acadêmicos, entrevistas, registros da vinda de intelectuais ao Brasil, documentos históricos de interesse público, assim como de eventos e colóquios de que ele participou, entre outros.
Ao todo, o material está disposto em cerca de 25 caixas, separadas por temas. Não estarão disponíveis conteúdos privados e/ou relacionados a pacientes.
No acervo de documentos não publicados da biblioteca de Célio, é possível encontrar diversos rascunhos de manuscritos do psicanalista. No seu dia a dia, ele usava todo tipo de papel para fazer suas anotações.
Utilizava, por exemplo, versos de envelopes grandes que recebia, assim como de cartazes, folders de eventos e quaisquer outros papéis que encontrava em sua volta.
O leitor atento vai perceber, também, que em diversos documentos e páginas originais de artigos escaneados e publicados neste portal, é possível ver que há escritos no verso que “vazam” para a página onde o texto foi impresso.
A razão era também a mesma – reutilizar todos os papéis e folhas disponíveis…