O portal Célio Garcia é uma apresentação da trajetória, da vida intelectual e do acervo de livros, publicações e textos não publicados do psicanalista.

Além de livros, acervo reúne documentos não publicados

São 25 caixas separadas por temas, com artigos e conteúdos históricos que abrangem diversas áreas do conhecimento

Paralelamente ao trabalho de fotografia do acervo de livros, foram realizadas também uma seleção e uma classificação dos documentos não publicados. Esse material inclui textos impressos de Célio e de terceiros, como artigos acadêmicos, entrevistas, registros da vinda de intelectuais ao Brasil, documentos históricos de interesse público, assim como de eventos e colóquios de que ele participou, entre outros.

Ao todo, o material está disposto em cerca de 25 caixas, separadas por temas. Não estarão disponíveis conteúdos privados e/ou relacionados a pacientes.

No acervo de documentos não publicados da biblioteca de Célio, é possível encontrar diversos rascunhos de manuscritos do psicanalista. No seu dia a dia, ele usava todo tipo de papel para fazer suas anotações.

Utilizava, por exemplo, versos de envelopes grandes que recebia, assim como de cartazes, folders de eventos e quaisquer outros papéis  que encontrava em sua volta.

O leitor atento vai perceber, também, que em diversos documentos e páginas originais de artigos escaneados e publicados neste portal, é possível ver que há escritos no verso que “vazam” para a página onde o texto foi impresso.

A razão era também a mesma – reutilizar todos os papéis e folhas disponíveis…

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.